Atividades Extracurriculares

As atividades extracurriculares acontecem no horário regular de aula e são ministradas por professores especialistas.

As aulas, com exceção de Balé e Capoeira, estão inclusas na grade curricular da escola.

 

BALÉ

O Balé é uma atividade que auxilia a educação, pois, desenvolve a disciplina; a apreciação pela cultura; o gosto pela música; o exercício da cognição (atenção, memorização e raciocínio); o sentido dramático e artístico essencial à dança; a criatividade; além de outros benefícios que, certamente, contribuirão para muitos aspectos da vida social e do desempenho escolar.

As aulas são orientadas por atividades descontraídas e lúdicas nas quais as crianças terão contato com a técnica clássica, desenvolvendo as suas capacidades e habilidades no mundo imaginário próprio de sua idade.

 

CAPOEIRA

A Capoeira é uma expressão corporal que traz a aprendizagem por meio do corpo. É um misto de dança, música, poesia, ritmo, amor, cultura e jogo. Os seus movimentos trazem excelentes benefícios físicos e mentais, entre eles:

Físicos: flexibilidade, velocidade, resistência, equilíbrio, força, agilidade, coordenação motora, riqueza de movimentos envolvendo alongamentos e relaxamentos e noção de tempo e espaço.

Mentais: valorização da identidade, iniciativa, confiança, autoestima, integração social, sentimento de brasilidade, companheirismo, socialização, respeito e disciplina.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física na Educação Infantil trabalha o movimento, a linguagem corporal, a cultura da criança por meio de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. Os principais objetivos são: o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção do espaço e do tempo; melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo.

É por meio do brincar que a criança explora, experimenta, cria, conhece o seu próprio corpo, descobre os seus limites, interage com outras crianças, desenvolve os aspectos cognitivos, sociais, afetivos e, também entende que os movimentos têm significado, pois manifesta-se com o objetivo de expressão e comunicação.

 

INFORMÁTICA

O uso adequado das tecnologias oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade das crianças, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.

As aulas de informática abrangem os conteúdos desenvolvidos nos projetos pedagógicos de forma dinâmica e divertida.

 

INGLÊS

As aulas possibilitam que a criança envolva-se, de maneira lúdica e prazerosa, nos processos de construção de significados da língua inglesa, inserindo-se em um contexto de linguagem e interpretação adequado à sua idade.

A criança pequena é predisposta a perceber os sons de outra língua com mais facilidade, distinguindo nuances e a musicalidade dela com perfeição.

 

MÚSICA

Nas aulas de musicalização trabalhamos as habilidades como: a concentração, a atenção, a escuta ativa, a memória, a autodisciplina, a criatividade, a imaginação.

Desenvolvemos os elementos musicais tais como: o ritmo, os estímulos sonoros e o canto, por meio de atividades lúdicas e brincadeiras musicais, jogos, histórias cantadas e sonorizadas, percepção dos diversos sons.

O corpo em desenvolvimento que estimulado pelos ritmos variados dos diferentes gêneros musicais, adapta-se procurando a sua melhor expressão e, ao mesmo tempo, compartilha com o mundo suas emoções, transforma-se em um corpo flexível e vibrante.

O trabalho em grupo é valorizado, pois no desenvolvimento do repertório é necessário respeitar o momento de cada um.