• Av. Padres Olivetanos, 475, Vila Esperança - São Paulo/SP
  • Av. Padres Olivetanos, 475, Vila Esperança
    São Paulo/SP

O Desenvolvimento da Autonomia

18 de novembro de 2021

O Desenvolvimento da Autonomia

O desenvolvimento da autonomia permite a construção de uma personalidade saudável "ser capaz de fazer as coisas por si mesma." 

A autonomia necessita da diminuição da dependência dos pais e outros adultos, tendo como “ganho” a segurança em relação as próprias capacidades. Uma criança autônoma se sente capaz, tenta resolver seus problemas, é capaz de fazer escolhas, se comunicar e resolver conflitos ao longo da vida. Incentivar a autonomia vai fazer com que a criança seja constantemente desafiada também para o desenvolvimento físico cognitivo e motor. Esse desenvolvimento ocorre de forma sequencial e gradativa, a medida que autonomia é alcançada em determinadas ações, outras mais complexas podem ser introduzidas. 

Uma criança que pratica se vestir sozinha, por exemplo, aprenderá sobre equilíbrio corporal, enquanto troca de roupa, a principal função dos pais diante de tal contexto é dar suporte, incentivo e oportunidade para a criança tentar. Na escola as crianças precisam encontrar um ambiente adequado e propício para o desenvolvimento da autonomia. 

Nós do Vivência e Convivência nos abrimos a escutar as crianças, mas para isso acontecer investimos na curiosidade, na criatividade e na realização de projetos. Ao colocar os saberes e desejos das crianças no centro, o propósito é fazer com que sejam sujeitos de sua própria aprendizagem, não fazendo pela criança o que são capazes de fazer sozinhas. Os(as) pequenos(as) passam a elaborar hipóteses, e a investigar a realidade que os cercam, reconhecendo e dialogando.


Escrito por Joseany Ferreira, educadora da Vivência e Convivência.