• Av. Padres Olivetanos, 475, Vila Esperança - São Paulo/SP
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Equipe e formação - Escola Vivência e Convivência

Saiba o porque a Escola Vivência e Convivência é
diferente e ideal para o crescimento do seu filho(a)

Renata Bento
Berçarista do Amarelo (Berçário)
Joseany Ferreira
Professora do Vermelho (Mini-maternal)
Cristiane Delmondes
Professora do Azul (Maternal)
Ana Beatriz
Professora do Azul (Maternal)
Sandra Domiciano
Professora do Lilás (Jardim I)
Camila Barros
Professora do Verde (Jardim II)
Pedro Rian
Berçarista do Amarelo (Berçário)

Avaliação institucional

A avaliação do trabalho ocorre de maneira sistemática, por meio de reflexão junto à equipe pedagógica, nas reuniões semanais, mensais e semestrais. Ao final do ano, entregamos um instrumental à comunidade interna (funcionários) e externa (famílias), para que possamos destacar os pontos falhos e avanços efetivados, reorientando às ações e definindo novas metas.

Num primeiro momento, enviamos aos pais um questionário solicitando uma avaliação do trabalho desenvolvido no decorrer do ano em relação aos seguintes aspectos: relação direção/pais; relação coordenação/pais; relação educador/aluno/pais; reuniões de pais, lanche, festas de dias comemorativos e de final de ano; projetos desenvolvidos durante o ano, atividades extracurriculares, relatórios, higiene, profissionais da área de saúde, passeios, etc...

A partir de então, em uma reunião que acontece com todos os membros da escola, realizamos; primeiro individualmente, uma autoavaliação dos aspectos positivos e negativos no desenvolvimento de seu trabalho e uma reflexão também individual sobre quais as mudanças que deveriam ocorrer e o que é preciso para melhorar a qualidade de seu trabalho, posteriormente abrimos para uma discussão do grupo e compartilhando todas as avaliações arrolamos os pontos principais e traçamos metas para o próximo ano.

Articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental

O projeto pedagógico da Escola tem como premissa que a educação é um fenômeno sociocultural e político que articula as vivências e os saberes acumulados, organizando um currículo integrador que supera a cisão da Educação Infantil com o Ensino Fundamental, pois promove a gestão do tempo e dos espaços, exercitando o pensamento da criança por meio da experimentação, da busca de explicação dos fatos, da investigação, do planejamento, da solução de problemas, desfazendo a dicotomia entre corpo e a mente, o brincar e o aprender e a razão e a fantasia.

No último período letivo, as crianças do Módulo Verde desenvolvem o Projeto Travessia. Nele são discutidas as dúvidas, inquietações, expectativas e curiosidades sobre o ingresso ao Ensino Fundamental. Para tanto, visitamos algumas escolas e convidamos ex-alunos para nos contarem as experiências vividas no Primeiro Ano do Ensino Fundamental.

Observamos que, muitas vezes, torna-se necessário um trabalho com as famílias, pois demonstram-se inseguras na escolha da nova escola, bem como nos desafios que imaginam que os seus filhos possam enfrentar.

Acreditamos que, desta forma, possamos contribuir para que a articulação entre os segmentos ocorra de forma natural e prazerosa.