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Avaliação institucional

A avaliação do trabalho ocorre de maneira sistemática, por meio de reflexão junto à equipe pedagógica, nas reuniões semanais, mensais e semestrais. Ao final do ano, entregamos um instrumental à comunidade interna (funcionários) e externa (famílias), para que possamos destacar os pontos falhos e avanços efetivados, reorientando às ações e definindo novas metas.

Num primeiro momento, enviamos aos pais um questionário solicitando uma avaliação do trabalho desenvolvido no decorrer do ano em relação aos seguintes aspectos: relação direção/pais; relação coordenação/pais; relação educador/aluno/pais; reuniões de pais, lanche, festas de dias comemorativos e de final de ano; projetos desenvolvidos durante o ano, atividades extracurriculares, relatórios, higiene, profissionais da área de saúde, passeios, etc...

A partir de então, em uma reunião que acontece com todos os membros da escola, realizamos; primeiro individualmente, uma autoavaliação dos aspectos positivos e negativos no desenvolvimento de seu trabalho e uma reflexão também individual sobre quais as mudanças que deveriam ocorrer e o que é preciso para melhorar a qualidade de seu trabalho, posteriormente abrimos para uma discussão do grupo e compartilhando todas as avaliações arrolamos os pontos principais e traçamos metas para o próximo ano.

Articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental

O projeto pedagógico da Escola tem como premissa que a educação é um fenômeno sociocultural e político que articula as vivências e os saberes acumulados, organizando um currículo integrador que supera a cisão da Educação Infantil com o Ensino Fundamental, pois promove a gestão do tempo e dos espaços, exercitando o pensamento da criança por meio da experimentação, da busca de explicação dos fatos, da investigação, do planejamento, da solução de problemas, desfazendo a dicotomia entre corpo e a mente, o brincar e o aprender e a razão e a fantasia.

No último período letivo, as crianças do Módulo Verde desenvolvem o Projeto Travessia. Nele são discutidas as dúvidas, inquietações, expectativas e curiosidades sobre o ingresso ao Ensino Fundamental. Para tanto, visitamos algumas escolas e convidamos ex-alunos para nos contarem as experiências vividas no Primeiro Ano do Ensino Fundamental.

Observamos que, muitas vezes, torna-se necessário um trabalho com as famílias, pois demonstram-se inseguras na escolha da nova escola, bem como nos desafios que imaginam que os seus filhos possam enfrentar.

Acreditamos que, desta forma, possamos contribuir para que a articulação entre os segmentos ocorra de forma natural e prazerosa.