• Av. Padres Olivetanos, 475, Vila Esperança - São Paulo/SP
  • Av. Padres Olivetanos, 475, Vila Esperança
    São Paulo/SP

Inspirações

Paulo Freire

A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."

Educador e filosofo brasileiro, é considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial. Com seu "método" humanista, vislumbra na educação um ato criador, a medida em que proporciona ao indivíduo autonomia, consciência crítica e capacidade de decisão. Patrono da educação brasileira.

Jean Piaget

A infância é o tempo de maior criatividade na vida do ser humano."

Psicólogo e filosofo suíço reconhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.

Loris Malaguzzi

Trabalhar com crianças significa lidar com poucas certezas e muitas incertezas; o que nos salva é buscar, ao invés de perder, a linguagem do encantamento, que permanece nos olhos e na mente das crianças. É preciso ter coragem para criar, persistentemente, projetos e escolhas. Tal tarefa cabe à escola e à educação."

Pedagogo e educador, que durante o pós-guerra na Itália, constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e que todas as experiências pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. Estes projetos, no entanto, surgem através das ideias dos próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de múltiplas linguagens. Principio conhecido como pedagogia da escuta, que valoriza o protagonismo infantil, o pensamento crítico, a arte e a documentação.

Lev Vygotsky

O saber que não vem da experiência não é realmente saber."

Psicólogo bielo-russo, construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo socio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Foi pioneiro em defender que os pequenos aprendem por meio da exploração do ambiente e criam mecanismos próprios de aprendizagem.

Emmi Pikler

Uma criança que consegue as coisas por meio da experimentação Independente adquire um tipo de conhecimento completamente diferente daquela criança para qual são oferecidas soluções prontas."

Extraordinária pediatra austríaca de pensamento progressista que atuou como médica da família e durante mais de trinta anos dirigiu o Instituto Lóczy, local de acolhida para crianças. Posteriormente a instituição tornou- se reconhecida mundialmente também por mediar a formação de médicos, pediatras, psicólogos, pedagogos e cuidadores no que se refere aos cuidados com que atua com crianças de 0 a 3 anos. A abordagem Pikler possui princípios como movimento livre, autonomia, rotinas e cuidados privilegiados.

Elisabete Cortes

E o que a gente não pode é fazer do nosso ato de educar algo mais ou menos, se preocupar com nossas ações mais ou menos, sair da mesmice mais ou menos, planejar mais ou menos, dedicar-se mais ou menos... Educar tem que ser por inteiro, para que possamos formar pessoas também inteiras."

Psicóloga, estudiosa da educação, atuou muitos anos na direção de creches e formação de professores, posteriormente assumiu a supervisão de ensino. Auxiliou e se dedicou com amizade, entusiasmo e brilhantismo na construção do projeto do Vivencia e Convivência, bem como em grande parte de seu processo. Uma visionária que acreditava que a educação se faz no plural e que as crianças aprendem pelas múltiplas linguagens e vivenciando experiências.