“A rotina é a base da criança... e dos pais também”
31 de julho de 2025

Quem tem crianças pequenas sabe que rotina é uma coisa importante. Não sei se acontece aí na casa de vocês, mas aqui se o Bernardo não tira a soneca na hora certa, passa muito da hora de dormir, come muito fora de hora ou não tem acesso à atividades diárias ao Sol, o caos está recebendo um belo convite para entrar em casa.
Quando era novo, bem antes de ter filhos eu me lembro de estar em festas de família e ver crianças “tocando o terror” chorando, irritadas, correndo, mordendo etc, e os pais falando “isso é sono”. Na minha cabeça não fazia sentido nenhum. Mas hoje, ah hoje em dia, toda minha solidariedade aos pais e mães nesses momentos.
Bom, vamos à rotina. Por que então ela é importante? Vamos lá.
Primeiro de tudo que dá previsibilidade à criança. Já reparou como criança gosta de coisa repetida? As vezes sempre o mesmo desenho, as vezes até o mesmo episódio do cartoon que mais assiste. Tem preferência pelas poucas brincadeiras, estórias, e as vezes segue a mesma ordem das coisas. Isso acontece porque elas respondem bem à previsibilidade. O cérebro delas fica confortável com isso. E isso é ótimo porque eles vão criando memória, repertório, maneiras de interagir com o mundo de forma segura.
Uma outra vantagem (gigante, aliás), é o fato de dar estrutura para os pais no dia a dia. A gente fica mestre em fazer as coisas do mesmo jeito, na mesma ordem (ou próximo disso). Isso ajuda a gente a gastar menos energia no dia a dia e facilita que consigamos dar conta das demandas.
Ou seja, é bom pra todo mundo. Então como melhorar isso? Vai aqui uma dica boa: Vocês podem construir com os filhos de vocês um Quadro de Rotina.
Basicamente é pegar um quadro ou cartolina e construir/registrar a rotina para cada dia. Mas aí que vem a parte boa e útil. Não é para os adultos, e sim para as crianças.
Esse quadro deve ser construído junto com elas. Primeiro vocês podem explicar o que vão fazer e que ele será a referência da família para fazer as coisas. Depois, podem pegar uma cartolina e tirar fotos das crianças fazendo as coisas para criar uma colagem.
Exemplo, digamos que queiram fazer a rotina da noite (entre 18 e 22 horas). O que acontece em cada hora desse período? Digamos que às 18 horas a criança toma banho, às 19 ela janta e das 20 até as 21 ela brinca ou vê um pouco de televisão, terminando na cama às 22:00h.
Os adultos podem tirar fotos das crianças fazendo todas essas atividades e colar na ordem correta. Podem decorar tudo com as crianças, fazer disso uma bela atividade lúdica em família.
Depois de pronto, pode-se pendurar em algum lugar bem visível, como em uma parede. A partir daqui o trabalho de autonomia começa.
Autonomia? Sim, autonomia. Agora o Quadro virou o chefe da casa e todos seguem ele. Isso que dizer que ao bater as 18:00h o pai pode perguntar ao filho “qual é a próxima tarefa que devemos fazer?”. A criança vai, checa e pode então tomar a frente da atividade.
Isso começa a criar autonomia. Não é mais necessário ela ser um ser passivo que recebe a ordem, mas sim alguém que sozinho consegue achar a resposta e conseguir se movimentar no mundo.
Se ela conseguir fazer as coisas sozinha, melhor ainda! Pode-se por exemplo ensiná-la a tomar banho sozinha, alcançar alguns objetos e alimentos ou ainda preparar a brincadeira ou vestir-se para dormir.
O Quadro tornar-se referência pode ser um bom aliado dos pais nesse processo de rotina. Afinal, pode tirar deles um peso de “sempre mandar”. Agora o “chefe” é outro (imagine a conversa: “eu sei que você não quer tomar banho, mas não tem o que fazer, está no quadro. Precisamos cumprir. Você quer levar o carrinho azul ou o vermelho para o chuveiro?”). Não é bom tirar um pouco das costas esse papel de “mandão”?
Rotina é muito importante e se isso ainda aumentar a autonomia da criança, por que não tentar? Espero que gostem!
Henrique Costa Barros (CRP: 06/210223)
Psicólogo Clínico e Educador Parental do Vivência e Convivência
@psi_henrique.costa